Apresentação 

               Bem-Vindos ao FADO - ORIENTAL ☸️

 

❤️‍🔥Aquele que só cabe em SI MAIOR e no FUTURO.

Fruto. Tempo. Maduro. Sol, Vento. Pensamento.Puro. Leve, Veloz, Volátil. Andamento. Obscuro. Momento. Prelúdio de Tormento. Sofrimento. Amor. Paixão. Sentimento. Sedento. Interlúdio. Espaço. Invento. Movimento.Alegria. Monumento. Sacramento. Espírito. Coberto. Descoberto. Desperto X Fogo. Incenso. Ardendo. Luz. Chama. Profunda. Cratera. Alma. Atmosférica.Silêncio.Subida. Ornamento.  Encoberto. Canto Aberto. 

 

                          2025/OUT/INTRO

 

⛩️ Futuro-Hoje 11/10🔥

Sempre escrevi desde menina, o que chamamos de prosas ou escrita criativa onde também albergo poemas e pensamentos.

Cresci a escrever na sombra entre o espaço das minhas rotinas.Também me defino como poetisa de estrelas e graças;) 🌌

Fascinou-me sempre as histórias dos grandes poetas, escritores e heróis portugueses de grandes praças e bons poetas fora da fronteira. 

Suas vidas, suas amarguras, suas aventuras, suas obras, suas conquistas, seus feitos, seus amores, suas dores e céus desfeitos.

Adoro Castelos, Monumentos, Mosteiros e seus Claustros, Catedrais, Capelas 💒 Capelinhas e outras Casas Ancestrais de Reis e Rainhas, Espadas,  Armaduras ⚔️ Bainhas, e outras entrelinhas...

Há qualquer coisa de divino em todas estas Sacras Casas Monumentais, senhoriais, que guardam segredos, mistérios, pensamentos e ordenamentos seculares.

Sobre religião? Seria uma infinita discussão;)

Em casa de Sacristão, todos discutem e ninguém tem razão. 

Mas considero-me uma Poetisa de inspiração Oriental, mais concretamente "serei uma Cristã-Oriental.

 

Para vos poder explicar o que sinto, é difícil...           A minha fé e espiritualidade, é de confraria... vem de longe e de várias fontes. 


No fundo, acabam todas por se cruzar no mesmo monte;)

Adoro sentir silêncios. 



--------------- ⚜️ARTE JOGRAL 🃏 ---------

 

⚜️Poetisa de Farsas / Poeta de BarcasSou fragmento e travessia.

⚜️Poesias. 

Escrevo entre o medo e o sonho,

entre o riso e o asfalto. Não falto.

Carrego palavras do céu e do inferno, 

Indiferente ao tempo,

Futurista por teimosia.
Ironia. Juro. Disse que voltaria.

E não queria.

Romântica por natureza.

Faço troca dos espelhos.
Eu e tu, somos irmãos.
Companheiros de construção.

De barcas e naufrágios falo eu,

Das que ainda navegam pelo Orpheu... 

Sou ruína antiga. Estrela encandescente. 

Sou buraco negro, astróide. 

Sou pó de vento, cinzas caídas do céu... 

(...)

ML-/'OUT'25

Cascais/11/10/25

Este espaço é para todos os que gostam de prosa e poesia de escanção, embarcam em risos e lágrimas, quando ouvem a poesia de uma canção...

 

Post/Reel 10/10/10 

Reel_Soundtrack : Rusha and blizza/India 🇮🇳 


Local : CASCAIS 

                        *
                 CASA_IN_🕖
                  " Cantinho dos Amigos"          

          Contos da Bruma do Futuro:

    IN/Arte Futurista Vicentina a dobrar. 

                           ------        -----                                                            

                                    * *

♦️🀄️V-/Dama de Frates a jogar 


FADO 1°/ Barquinho de Papel

 

🎪 Pequeno "Manifesto Agrário" em Mandarim de Feiticeiro e a brincar como é devido, para que o bolo de aniversário 🎂 caiba na barriguinha de toda a Gente. 


    “Mensagem do Barquinho” em Cartilha 🎠

 

Já chegaram aqui tão cedo? pelo canal dos vossos ouvidinhos ???? Pff limpai bem a cave do vosso ofício, que a cera serve para vos passar o lustro do pelo que vos entra pelo orifício. 😉😋

🪘Vamos preparar o batuque para a contemplação interior desta Travessia para que possais bailar... bem à moda antiga;) 

Neste *Cantinho pequenino, vamos já *Zarpar em seguida... com pequeninas melodias perfumadas... por isso 1º vamos parar pelo Médio-Oriente 🌵🐫 para beber um shot de cafézinho quente,  para vos aguçar o espírito e despertar o camelo que ireis montar, logo ao acordar cedinho pela manhã, que dá saúde e faz-nos erguer com a alegria perfeita, para respirar, para nos dar o folgo correto para cavalgar bem pela manhã, pelo céu estrelado desta maravilhosa descoberta, seguindo o ritmo de uma "pequena poeta", que vos trás uma Trova de Amigo que vos irá guiar pelo firmamento estrelado e abençoar o deserto, que vos prometeram en_cantar! ✨😉


V-♠️Vamos por favor,  sentar numa rodinha tonta à volta da "🔥"  com esta vossa humilde Mestrina e Dama ♠️ Vicentina, a dar-vos o tempo e o ritmo, para que possam dançar devidamente por entre os claustros da vossa igreja, à direita ou à esquerda, o fumo branco fumega na mesma... para ambientar este campo maduro de encantar sentidos para sermos fiéis às vindimas do futuro, que vós ireis semear, dando exemplo de bom fruto maduro, dando-vos a conhecer as linhas mestras do destino de uma bússola do altar, para que aprendam a navegar pela escura noite desta Catedral, quando qualquer Caravela noturna chegar, ao vosso Porto Santo, que supostamente deverá ser seguro. 

Por favor, bem sentados e alinhados no verso, senhores intelectuais letrados, virados para Meca e para o firmamento mais perto da Conchichina em direto e em bom cruzamento Astral, de interlúdio vermelho, ao som daquela Bandeira Oriental com estrela 🌟amarela a cavalo 🐎 ⛩️ e cantemos juntos em uníssono, as notas soltas deste FADO ORIENTAL , pelas colinas vadias deste deserto, tão mal frequentado por gente inmatura e sem verso... mas prometo que dentro de 3 segundos, irão acalmar... pois tudo ficará mais claro e luminoso, pelas iluminações do Luar, fazendo-se luz para um Destino muito mais próspero e risonho, com um lindo cajado do pensamento, para vos ensinar de novo a pensar e a caminhar pela  bruma deste insenso🏺;) 

E agradeço que tenham vindo vestidos de negro e a rigor, como se  fôssemos ao aniversário de uma bela flor real do Deserto, por conseguinte de nome Saara;) Bonito nome... albergando mosquitos de camelos americanos que também têm direito à vida, e que trazem verdadeiras especiarias de madeiras do Oriente, sândalo, oud e mirra, fragrâncias antigas que ainda nos ensinam a inspirar pelo lóbulo occipital. 

E neste céu, levantamos o véu e voamos baixinho,  cantando em Sol, pelo espaço descoberto, para não assustar as Borboletas que nos pousam nas flores da nossas cavidades interiores, depois de tomar o Élixir dos mil sabores para nos levar por esta viagem ao sudoeste do céu celeste... mas não tenhais medo senhores e senhoras de Belém, (se as houver-que venham por bem, também podem descansar... só não há pastéis para acalmar;)

Sintamos então pequenas melodias de levitar, para que nos possamos levantar devidamente depois de rezar. 

Neste mar estelar não cabem gritos de festa,  pois neste Céu só cabem estrelas que fazem a sesta, e que gostam de dormir, 😴 longe da maralha e ouvir peças distantes e claramente noturnas de embalar espíritos em viagem, encantando anjos despertos e demônios encobertos, entediados pela falta de animação no Palácio... querendo ouvir a voz de um comandante com juízo, em ação de Uni_Verso, permanente de expedição secular, sedentos de beber um bom vinho milenar, depois da viagem terminar.

🌌 🎶 Será possível esta invenção lunar ??? É sim... veio diretamente do beco dos aborrecidos, esquecidos e escondidos, proibidinhos de cantar!

Daí que vamos continuar... pff revejam os vossos tapetes e toalhinhas de areia, e se estão bem prontos para voar, para não aleijar a vossa compostura corporal e se alinharem corretamente com os vossos chacras espirituais... vamos lá então cantar: "1,2,3 vamos nascer outra vez... " fechando os olhinhos e voar:

Vamos então ouvir o MAR do Céu🌊

Pff Inspirar, manter o ar bem contido no interior e.... contar até 10 e soltar...🌬️ ( As últimas 2 são para recolher.)

Agora em silêncio absoluto, sintamos o (Mar): 

🎏 A cultura é universal e intemporal.
     A música é universal.

Catalogar estilos é limitar espaços, mas mesmo assim reconheço que é necessário enquadramento. Eu faço música para a *Pessoas, não para modas de movimentos. 

Ser Moderno, hoje em dia, não é apenas ter pose e fachada alternativa de programa de estação ou ser marioneta ridícula de programa de televisão.

Vestir de preto com profundidade não é para leigos de cigarrilha preta, ou viúvas transversais de revista careta, pois nem todas as perdizes que vestem negro, são viúvas de peito ou atrizes reais com sentimentos excepcionais, daí que nem todo o traje condiz com o peito do morto... digo;  a condizer com as especiarias interiores, cheios de Monumentos. 

E eu até prefiro o branco, mas no encanto e em missão de serviço público, prefiro o preto.

Assim a maior parte destas raridades de fogo visto, em que nem aves as posso chamar, são meras avestruzes do sótão do 5.º andar, cópias de *Pessoas verdadeiras que arderam em fogo cheio de luminosidade interior e genuínas, pois deixaram marca na memória de muitas retinas pela bela história das suas vidas felinas... com boa originalidade natural e prestação de serviço público e profissional, daí que é natural proliferarem por aí imitadores de 2ª,  verdadeiros macacos 🙈 de imitação a xutarem a Cultura ao Deus dará, com pontapés e calinadas gramaticais,  deixando o português em maus lençóis e pela rua da amargura, ao tentarem imitar *Pessoas com nobre obra original e com verdadeira compostura". Treinem pode ser que aprendam alguma explicação.                                                         

As influências sempre existiram, mãezinha do céu!!! e se forem bem processadas e recriadas, renascem das cinzas em novas identidades transmutadas e transformadas em Si, com criações artísticas de original expressão.

Mas não confundais o refrão amigos, nem as letras de uma canção ...  com as "cópias" rascas de todas as baratas tontas a correr, de concurso em concurso, como escaravelhos de canal aberto, de programa em programa, a tentarem trepar pelas paredes acima  de qualquer Indústria Musical, abusando e abusando a olho nu e pelo canto do olho, insistindo pela boca do peixe, com versos na fronha, sem qualquer bússola 🧭 de almirante, pois querem à força bruta serem famosos, só para serem vistos e comidos por todos os presentes, que também têm má fama de ser gente oca e pouco inteligente ... e ora aí está, este é de facto, o momento certo, pago, por tantos beijinhos dados em direto!

Uma devassa descarada da má fama para todos que vendem a sua vida privada, e os que lá no alto os compram e exploram, os pequeninos, de forma abusiva e desrespeitada, abusando da sua triste sina de serem ignorantes com real má fama. 

CASA do IRMÃO de SETÚBAL

( Os cidadãos de Proa e Casa Privada da freguesia, pff que me perdoem a Farsa;)

Esta farsa é apenas para os espertos de AL-COITIM, especialistas no disfarça, saem da linha do comboio, mais cedo, para passar à frente de toda a gente,  em que as horas lhe cansam no corpo pelo trabalho honrado que prestam, dentro das suas horas de trabalho.

O Chico esperto, vai pela calada e sem ninguém ver, estica o pescocinho que nem uma Garça, para ver se recebe o biscoitinho 🍪 que o patrão tem lá no bolso da calça para lhe oferecer, pois se ele for um bom menino ainda lhe dá mais 1 ou 3 para comer. Arregaça!!! 

Ora os meninos com ar de bem comportados, que parecem que não partem um prato mas que comem fora de horas e do seu compromisso, não são boa gente, nem bons empregados dedicados, só pensam em comer rabos, chaputas, retalhos, rodovalhos, e outras refeições terminados em alhos e de preferência em vinha de alhos.

A alimentação deve ser cuidada e variada, dentro das horas do expediente em que o importante é cumprir o serviço correctamente, como manda a lei do inocente, do maduro, do experiente e do profissional competente. 
Quer ir comer fora, vá, mas então, não chateie o contente que come decentemente. 

Continuando. 

Desculpem, mas quem autorizou estas casas de putedo senhor Alfredo ??? que todos se cruzam em anacruza, no nível mais abaixo da cadeia alimentar e vivem na cave ou na arrecadação de baixo, sendo filmados diretamente pelo buraco da fechadura sem ferrolho, com o pai, a mãe, o tio, a tia, o gato, o cão, o periquito, a criada, o avô e a avó, que não vivem lá, mas é como se vivessem, descobrindo que afinal o marido da prima enrolou-se com a vizinha logo de manhãzinha e acordou com o pau feito... e quis logo lhe fazer a vontadinha, para aliviar o carapau de sal morto...  sendo que o irmão mais velho, empranhou a prima aos quinze anos, e tem uns besourozinhos lindos de morrer, que mais parecem morcegos que assustam ao anoitecer...

Que venha a lente, que venha o Zoom, eu quero é pimba, pimba na fofinha, aparecer certamente a qualquer hora e em qualquer lugar, dentro da Casota do Cão ou de uma Casa nova no Maranhão de cima,  pelos caminhos de Portugal, e fizeram obras lá em casa e ficou tudo muito lindo, um autêntico Zoo de fogueteiro para animais domésticos, que se regozijam com qualquer câmara de televisão que lhes entre pelas entranhas acima, e apanham ratos, minhocas, cobras, baratas, tainhas de rio, a querer copular a toda hora sem qualquer pudor ou decência televisiva, com cio de enguia sempre a sondar, por onde podem entrar sorrateiramente e comer... pois claro têm de se alimentar por qualquer lençol de cama que lhes proporcione fantasia, à frente de uma grande lente potente, que lhes dê imaginação caudal! 

Sinceramente esperava melhor inteligência omnipresente na cabeça oca desta geração rouca,  de gente nascida na Amadora inocente, indecente e crescente,  que se prestam a viver nestes modelos de Casotas para carneiros habitar em estado grave de apatia.  E que me desculpem os cidadãos decentes da freguesia, esses não têm nada que temer, pois estão salvos pois sabem bem o que andam a comer. 

Mas que povo é este adormecido, sem alegria parental, nem melancolía profunda???

Mas que horror, que bicharada oca, que deixa filmar as suas miúdezas, para ser xacota de porcos e realezas indiscretas com toda a comunidade grotesca a ver e a rir, o que gosta de comer à farta e à besta!!!

É mesmo uma bicharada que mete medo ao susto e passa a vida acamada!! Novelas em direto de porno_em lata, pior que as sul-americanas, com ordinários patos bravos a entrarem pela calada nos escuros dos espaços, que nem gansos amestrados para ver se descobrem onde está a fava rica... ora ao menos abram a luz do candeeiro e tirem o véu às vossas cricas, sem pudor de cobertura revista foleira, que adoram comentar as perícias das suas delícias... para se ver bem a inteligência artificial em ação, em direto e em ovação!! Não vi não!! Júro! Foi tudo imaginação! Tive que gramar com um direto de 5 minutos na pandemia, por engano alguém me abriu o cebrolho! E bastou-me ver o irmão e o olho! 👁️ fiquei imediatamente acamada!!! 

Daí que salvam-se uns quantos anjos negros da praça da humanidade, que rappam em concertos de verdade, urbanos, humanos,  marcados, feridos, cruzados, com mundo sofrido, carregado nos ombros dos seus trocadilhos, casados, amados, bem intencionados, renovados, libertados... que se distinguem pela humildade de Ser, que emanam do coração e falam com destreza a língua da sua boa educação, na qualidade HiP do seu estilo HOP, na sua expressão de beleza com atitute e altitude de verdadeiros guerreiros de esperançosa geração.

Não se vendem por nenhum preço, a nenhuma Casa de baratas de televisão. Eles eram cobras e lagartos, aranhas, tudo bizarro ao limite dentro da jaula ofendendo a natureza ... Macacos amestrados em concorrências de proezas.... "Ponha... Ponha Ponha" pff aqui o grilo dentro do meu pito, para ver se ele canta em direto!!! Pelo amor da Santa onde está a vigilância ??? 

Oh minha nossa Senhora de todos os Santos!!!Onde andais??? Andais distraída 😶‍🌫️ com os outros anormais ???? 

*Alma que é *Alma Portuguesa,  tem fibra, carácter, identidade, peso e firmamento,não interessa se é branco ou preto, mas tem dignidade de Pessoa privada e bem educada, é um BRO de porta fechada e as janelas abertas só para entrar o pensamento com movimento. E sobretudo tem Generosidade. 

Daí que gente letrada com morada digna ou gente humilde com estrada, não se vende ao diabo das audiências televisivas desta geração sentada, comprada pela proliferação de gente surda, enganada pela ignorância das gerações passadas, perdidas e sem orientação divina, nem caminhada de peregrinação interior que lhes dá alento e fervor, para chegar à hora marcada, ao compromisso das suas missões.

Atenção nunca disse que a ambição era pecado. Pecado sim é ter ambição sem noção do que é conquistar e ganhar, mais um ponto no seu altar. 

Daí que, quem tem sempre boa avaliação presente,  na sua caderneta de estrela cadente, tem sempre o azimut da aprendizagem em ascensão. 

Ser Moderno - Hoje, 2025 é quanto a mim é ter alma, ética e coração, com paixão de viver. 

Ser homem, ser amigo e irmão, honrar *Pessoas, sem qualquer recomendação nem notificação, velhos, novos, ricos, pobres, animais transversais e crianças várias de todas as Nações de rua,  respeitando todos os seres Humanos Universais,  sem distinção de classes, que gostem de amar, ler e ouvir música à luz do luar. 

Daí que é sinal de grande liberdade emocional🖤e modernidade pessoal e profissional, ter ousadia e irreverência modernista de um liberal, em ouvir algo novo sem arrogância, perconceito, pretensão ou manual de instrução… E porque não?!

Saber ser *audiovisual nos dias de hoje sem ajuda de ninguém e pensar por si só, puxar pela cabecinha natural que Deus lhe deu, é ser pioneiro de uma grande transformação, não precisa de ser Sócrates ou Platão, para aprender a ouvir de novo uma lição que fala sobre a letra de uma canção e não vale a pena, ir espreitar as cábulas da educação, porque nem todas as teorias de oração,tem ordens prácticas de revelação.
São apenas transmissiveis pelo feeling e pela sensação.  

Assim, nos dias de hoje, Gentes desta terra mais avançada com bom tom de Doutor esgrimador, seria de Sol, 🌞 completar o puzzle da rimada, e descobrir pela sua própria tabuada, as palavras cruzadas deste " Reel" que este passarinho vos trouxe à vossa mesa, em boa rima de peito, enlutado!  

e agora adeus, e me vou a cantar...

" Adeus oh meus Amores, que me vou... para o outro Mundo! 🌎..." e meus amigos, o outro lado... existe sim. 

Lado A e Lado B.

(É para continuar... não sei quando;)

 

Até já!♣️

---------------

( Exertos da Traça-Antiga) 

*Qualquer Mestre-Doutor em construção, sabe, que no início do seu ofício, precisa sempre de passar por uma iniciação.

A arte não é aparência, é essência.

O povo tem direito a ouvir o que é seu.
A cultura não é um luxo, é um direito.

Hoje, basta um look certo e uma aplicação aberta… e Voilà! Nasce uma canção e já tem um canal aberto! E já pode concorrer a um festival ou a um programa de televisão com direito a Antena e a audição!

E este é o grande futuro que se avizinha, se não houver “ cuidado com as crianças, e já dizia um grande Doutor do burgo: O melhor do Mundo são as crianças!

Ora não façam delas, burrinhos da escola… em que “os artistas”ganham estatuto de palhaços 🤡 de entretenimento musical com músicas feitas a metro… invadindo o povo e a indústria musical como pardais à solta, como se fossem grandes peças originais;) e com direito a portas abertas por muitos canais, espaços de jornais, como se fossem vedetas internacionais e bem recebidos por muitas rádios nacionais 📻!

Contando que os gostos dos agentes comensais com funções de doutos generais entendidos, tem influência em matérias culturais que aprovam passagens especiais dentro dos seus carnavais, com uma linda discoteca de cartaz internacional, com discos de Portugal ao barulho, que emitem sim sons da “Bruma Nacional #sim, de gente boa e decente, que ainda tem alma contente e consistente, que não tem medo da noite escura, que cantam bem em qualquer proa… seja ele na Madragoa ou no Olympia de Paris. E não envergonham ninguém, antes pelo contrário, põe Portugal no Planeta. 🌍 🪐.

Mas também albergam qualquer lixo sonoro de raxar o crâneo… só porque estão protegidos pelas políticas dos Shres. doutores que aplicam as regras das listas do ouvidinho, das músicas pedidas pelos seus conterrâneos e que são na maioria estrangeiras, porque só pedem as músicas do espólio apurado, que se lhes é dado a ouvir… como milho aos pombos para comer.

Assim alguns não percebem nada de música, mas sim de estudos, misturando a troca de favores de lobby interino estrangeiro, que se apoderam das nossas cantinas com as suas regras burocratas de colarinho fino e bem aprumado, que só percebem de números de audiências para dar célebres provas de competência, aos manda-chuvas da sua agência, que esperam grandes resultados para superar a concorrência, de outra forma, vai para casa fazer paciências. Paciência.

So, às hierarquias dos Senhores Doutores das rádios em Portugal:
“Se não tomais cuidado… ficareis sem “Fado vadio”… entregando o destino a qualquer estrangeirado que só sabe cantar e ouvir produtos empacotados e importados de todos os lados menos o “Miar dos gatos da sua cidade, que também merecem uma oportunidade de expressarem e dizerem o que sentem na alma da sua Lisboa, à beira rio.

E porque também não albergar Corvos e Lobos genuínos? e outros animais espírituais de outra raça, que demonstram fé de taça… nesta nossa cidade linda, Lisboa, a do Tejo e das varinas, e não a dos estrangeiros.

Senhores o que se passa?
Porque razão gente de boa marca felina, ficam de fora das vossas plan_ilhas de programas, como carcaças de cacilhas a boiar com toda a estrangeirada sentada?

Que direito têm vós, de barrar gente à porta, com Obras dadas e provas contadas de carreiras ilustres, muitos com salas cheias e avultadas, a serem tratados que nem aprendizes de sapateiro, que tratam bem da sola do vosso sapato e batem a vossa porta humildemente, para vos honrar o ofício?

E vós, vossas Exas. reais que fazeis ? Ignorais, como patetas alegres em estação de verão:) Sois bestiais e muito bem cheirosos por demais, com shave de óleos essenciais!! E pode que tenhais razão! Sois vizinhos maiorais!

Mas ninguém tem DÓ, Ré nem Si de Sol num coração de Doutor?… pois quem escreve músicas a brincar com todos os amiguinhos da carteira ao lado, que cantam que nem rouxinóis matutinos, deviam pelo menos honrar um bolerozinho, de quem lhes salva o coiro!

Mas infelizmente ninguém é excepção, se não estiver na casa dos 20! E assim todos abrem as portinhas aos pequeninos… e perdão, pois sei que não é facil contornar uma decisão!

Mas verdade verdadinha, e em segredo seja dita. Há excepções☺️.
Existem os Samurais.

Será também que existe uma certa descriminação cultural nas Artistas femininas de Música fina;) de saia comprida e rabo de peixe?
Mas também podiam ser homens de rabo de ode_seixe ia dar ao mesmo!

Ou seja as Obras das gerações resistentes que passam do limite de idade das vossas retinas de cordel, são simplesmente arrumados à Box, como cartas de cobranças de inspetores, atiradas para o caixote de lixo da vossa papelada letrada, honrando o hábito dos antigos inquilinos, que eram aversivos a qualquer alteração de voz.

Epá;) Desculpem mas realmente a vossa carteira continua mal arrumada!

Mudem os ventos, amigos.
Só vós podereis criar a mudança.

Está certo… quem tem a faca e o queijo na mão, corta o queijo como quer e todos lhes dão razão;)

Mas digo-vos não está certo, nem é bonito!

Seria maravilhoso saberem comer bem com a colher, abrirem as janelas da vossa infância, pois um dia sereis todos idosos, e chorarão pelos cantos das vossas vizinhas com olho lusíada, e na mesma medida, vos correrão as lágrimas que vossas excelências fizeram chorar um dia, todas as crianças que vocês deixaram cair pelo pátio alfacinha e pelo corrimão abaixo. Ora meninos, vão aprender a ter maneiras ordeiras.

Sim, tantos Loucos de Lisboa, desperdiçados em lugares moucos, por aí, em becos do Bairro baixo, que vos amariam cantar alto, mas que nunca tiveram oportunidade de entrar no Castelo de São Jorge.

Se eu fosse estrangeira, diria : “Shame on you mother F*ckers “ e que me perdoem os puritanos!

Mas os tempos do *Agora são o *Futuro.
E estão bem presentes à vossa porta.🚪

Não os do antigamente… pois antigamente, não havia internet certamente.

Daí que é exposição é sobrevivência, sem canal de divulgação, o vinho do espírito e o pão do coração, ficam sem transmissão de consciência.

Vossas excelências não respeitam as vossas vidas e os vossos ofícios ?

Então porque não respeitam os nossos, como se fossem os vossos?

Pois Deviam. Sobretudo os que dependem de vós, para ter uma voz que fala para o coração e a consciência. Daí que o vosso espírito engraçado anda um pouco equivocado pois não honra nenhum pastor serraceno que cuide bem das suas ovelhas. 

A arte verdadeira não se fabrica, sente-se.

Cria-se do fundo das almas poetas com asas, marcadas pelas feridas lavadas e tentativas frustradas e assim como libelinhas de rio, “eles” porque somos todos transversais, renascem das cinzas, seja qual for a sua corrida… pois sabem transmutar a dor em amor. “Elas” são Criativas.

A arte é amor, energia viva,
não precisa de licença para existir.

O meu “Barquinho segue por mares e silêncios, por lugares não antes navegados, (só para dar um certo tom de esgrima à prosa;) a levar canções escondidas e escritas com verdade, a verdadeiras pessoas com capacidades auditivas e cognitivas de inteligência supra -sensorial, sensíveis à luz e ao luar, para quem as quiser ouvir e ainda acredita, que existe um futuro risonho a navegar dentro de nós…

E eu agradeço, de alma cheia,
à Sociedade Portuguesa de Autores, verdadeiros Santos da Casa, e sim muitas vezes fazeis milagres…

Graças aos seus Doutores jograis ancestrais de Praia Lusa e de Costas Vicentinas, cantais bem, sempre que falais, e por certo, criariam amizades puras e alquimias pessoais, com pessoas de gênero Negreiro ou outros que tais, que pintassem como Santa Rita, e mereceis sem dúvida os vossos belos escritórios actuais…

A vós, agradeço do fundo deste (Mar)por me ter dado uma *Casinha verdadeira para eu morar… onde este meu “ Barquinho… pode zarpar à vontade neste *rio de liberdade…

E que me perdoem os Doutores Oniris Culturais que não têm nada a ver com esta peça de comédia da vossa Artista, autora , escritora, cantora e compositora nas horas tristes… de nome Maria Teresa, sim sou portuguesa embora tenha também nome de espanhola, para Cartazes e Festas, que não merecem de todo a *Mensagem de barca… pois na verdade, sem querer, pagam os justos pelos pecadores.

Mas o futuro é agora, e mais risonho…

Senhores, olhemo-nos de frente e cumprimentemo-nos todos, como gente boa fé e de pé com talentos diferentes.

E termino, pelas Docas de Santos, que está de longe melhor frequentada... pois a margem de Alcântara está demasiado vazia e artificial. 

Se não fossem estas antenas de caracóis sem fio, os tradicionais do Restelo, já me tinham feito ao bife, cortado bem o pica pau e o piu, com qualquer corrente de eletricidade que mata passarinhos da sua terra, que cante mais ousadamente pelas ruas da amargura indecentemente e a honrar serras cheias de gente ausente, e que pelo andar da carruagem, vai andar sempre em festa e a rodopiar pelos céus de Portugal;)

Daí que não está certo pedir favores e beijar a mão a doutores, como se todas as aves pequeninas, tivessem a obrigação de ser Beija-flores… Ora Senhores, perdoia-me a simpatia, mas vós não sois flores.

Daí que a todos que sabem brincar neste Quintal, sabem regar flores, ouvir o mar numa canção e rezar uma oração, sentir um Búzio chorar, que também tem alma🤍 e coração♥️

E a vós os *Rebeldes Reais…👑 que pagais contas e precisam de trabalho, pão e habitação, vos agradeço de coração.♠️

🐚 Muito Obrigado.
ML-/🤍