Obra Noturna/4

Manifesto - TIME - OUT e a PEDRA no SAPATO

                    no Pelourinho do Rio Oriental,

 ZÁS TRAZ, 

.     MADEIRA 🪵 DE UMA FONTE INTELIGENTE - O 3.º

✨ É preciso mudar o nosso olhar indecente,  sobre o mundo que nos rodeia, para nos ajudar a crescer e sermos melhores *Pessoas com os outros sabores,  mais inteligentes, antes de irmos desta para melhor, e sobretudo saber ser irmãos, dos nossos conterrâneos, que não sabem comer devidamente, quando exercemos profissões onde não podemos pagar seguro e que obrigatoriamente, temos de exercer o invento, com dignidade e honra, enquanto vivemos neste Mundo.

Em Portugal, devia-se dar um pouco de mais de atenção aos Artistas de Raiz, como verdadeiras árvores que nos representam devidamente, aqueles que ainda em condições naturais de expressão, compositores e artistas, criativos que apresentam obras dignas de passar na Rádio, seja em Portugal ou em qualquer parte do Mundo 🌍

Pois hoje, que me perdoem os entendidos em cargos de chefia, proliferam os artistas de cordel, para uma geração que anda aos papéis, só pensa no namoro com telemóvel e descarta o amor numa mensagem, ou como se fosse uma camisa, num segundo, e à frente de todo o mundo.

E Senhores da Realeza Portuguesa e do Povo Real. Desculpem. Isso não é bonito.

Às vezes seria conveniente ouvir nas nossas rádios, algo mais… perdidamente comovente, sentir o amor como o antigamente e que fosse Moderno à vez, sem ser aos gritos e dentro do carro, certamente.
Como que … uma inspiração natural, como quando estamos na nossa casa a namorar, sem o olhar de ninguém. 🏠♥️🌹

Mas agora impera o superfial, a vez do verdadeiro, e o artificial, à vez do natural.

Meus amigos mas andamos a dormir "ô"quê????

Mudar o nosso espírito e o hábito da nossa comunicação social, é também um imperativo e uma dever social!!!

Sei que não é fácil, 😅mas pelo menos podiam tentar.

Dando um pouco mais de espaço à Cultura Portuguesa de bom 'Passo, que com certeza, deveria ter à mesa bons espaços de divulgação social com "antena de qualidade, sem que tivesse que passar por um festival da canção para se vender como se fosse uma fruta no mercado do Bulhão para se comer ou ser produto de uma boa negociação com idade socialmente aceitável para cantar, sem ter de corresponder sempre ao mesmo modelo do Fado tradicional sempre em casa ou o Fado de importação em modernidade de expressão. 

Isto tudo para vos dizer que o Portuguesinho de gema, maduro e bem acordado, não se vende a nenhuma "Casa de Irmão ou Programa de televisão para ser produto de consumo inmediato: "Olhó ROBOT É para menina e para o menino - YO!!! Parabéns Querida Lena!!!Chegaste na hora certa do aniversário para gozar o pagode e o prato da 'Seleçao dos Pequeninos!!!😉 Inspirado na nova era das DESCOBERTAS de D.JOÂO II!!! 

Vieram-se queixar, que estavam fartos de Programas de *Colchão sempre com o pito no coração????

Ora o portuguesinho da Silva, sempre a chegar atrasado e a bater-vos à Porta 🚪 como se fosse um mendigo chateado!!! - Oh Mano deixa-me entrar!l?!!!

Até podia ser um pedinte da Ranchoa, com alma e coração da Madragoa ou um Santo menino com uma Croa de Proa! Que ia dar ao mesmo!!

Ora não somos todos Portugueses?

Sejamos de Lisboa, Ranchoa ou de qq outro lugar da História, nossa e altamente ?

Seja o Doutor, o Poeta, o Carpinteiro ou o Aprendiz ??? Não nascemos todos da mesma raíz ??? Ora vai lá dizer ao CHATO do JOTA-PT , para escrever esta canção???

: “ Olha Vai à Merda!!! Seu Palhaço 🤡!!! Chapéus há muitos!!! - Oh Teresinha não diga isso! ( a Rica)- não digas isso! - o Povo)
- Olha isso não se diz (Povo - Classe Media)
- Pronto. Já disse!

- Mas afinal o que eu fiz???
Queria só cantar na minha terra, mas mandaram-me sempre bugiar e cavar batatas para o Quintal do Alfredo para ver se aprendo a cantar?!! Ora bolas mais vale ser dromedário no Deserto!!! 🌵

Sou um Ser insatisfeito e tive de ir indagar.

Resolvi então subir a serra de Sintra, para ver se aprendia alguma ladainha que me ajudasse a caçar ratos!!! A ver se tinha alguma ideia maravilhosa e de inspiração Rosa, de um Voltaire ou um Platão charlatão? Sócrates Não!

Daí que pensei qual seria a melhor solução, seria atirar-me da ravina abaixo para conseguir o que queria - Atenção!!!

Atirando-me de propósito em queda livre , pode ser que alguma alminha caridosa me apanhasse antes de cair no chão!!! ou então regressava de novo ao Mundo dos Zombies, em forma de Monstro para assustar todos os Telespectadores que gostam de Desporto e passam a bola, a fintar!!! Gooooooolo !! Toma que já levaste!!!!!

Ora voltar de novo para o conforto da minha cidade, cheia de Luzes e pirilampos, podia ser que alguma alminha feliz, visse a minha cruz infeliz, e me desse um lugarzinho no céu para eu viver!!!

Ora nossa Senhora, falou comigo e disse :

Insiste com os gajos!!

Sê uma pedra no Sapato!!!

Algum dia eles terão de perder o botão, e hão de precisar de um novo alfaiate.

Talvez consigam perceber que um bom fato, precisa de dinheiro e de um bom alfaiate para o fazer!!!

Se quiseres ir para o escaparate vender sonhos de amor, tens de sofrer horrores na mão do Senhor, para subires de novo na cadeia alimentar para conseguires ser um pássaro e voar. 

Daí que o Deus dos Avisos, veio, e resolveu transformar-me num Anjo caído, para ter uma história para vos contar.

Deu-me asas de Corvo, para vos lembrar,  que nem tudo o que conto, neste conto, é verdade. É apenas superstição, uma história de tradição da nossa imaginação secular. 

Daí que estas são as minhas palavrinhas de encantar, verdadeiras Penas de uma Pomba-menina que se fartou de sonhar como a aquela de Bansky que nunca largou o seu sonho, e que jurou que nunca mais largar…. mas houve vezes que sim, teve de o largar, e largou... mas " Ele" estava tão bem tatuado no seu coração, que quando olhava para o céu, lá o via de novo a voar... 

Dai que esta "Histórinha" é para os meninos e as meninas que ainda vão à escola, e que sabem aprender uma lição.

Pois mesmo que já sejam Doutores e Engenheiros nos seus bons Castelos de arrepiar, continuam a ser sonâmbulos a dançar numa esquina qualquer de São João, que gostam de ir na mesma comer castanhas, pão e vinho 🍷 no dia de São Martinho!!!

Mas afinal quem vos deu autorização??

Se calhar foi algum Chico esperto armado em Sacristão que achava que tinha as chaves da Cidade e por caridade!!! Abriu-vos o Portão!!! Sim Podem dançar 💃 !!!!
“ Vão lá beber vinho rasca da tasca 🍷!! que na Taberna é que se está melhor!!! Tenham mas é juízo! E deixem-me Respirar 🧘🏼‍♀️!!!!

Ora a verdade verdadinha, o que me trouxe aqui a esta cozinha, para vos dar este cochicho de encantar, ( que está na Moda ser Rosa e florir amores por todo o lado). Só para vos dizer que por Amor fazemos tudo!!!!!

Daí que por acaso eu sou de Lisboa, mas podia não ser…. passo a vida a *Miar, e não tenho Bairro onde cantar!!!

Então os senhores doutores não gostam de gatinhossss?

Só porque preferem cãezinhos de trela de fornecedor e que se portam bem?

Acham que podem fazer deles o que quiserem porque vos dá bom ar de 'Doutor??? Desculpem meus amigos!!! Mas vossas Exas. não passam de atores de revista!!!

Porque existe um desiquilibrio muito grande entre a estrangeirada que passa a toda hora nas rádios portuguesas, em vez de haver um equilíbrio justo, entre as 'Passagens Internacionais e os 'Produtos Nacionais de qualidade, passando pouco, e o que o Povo acaba sempre por ouvir, é o que V.Exas tem sempre para lhe dar de comer:"Bife com batatas fritas, seja no carro na cama ou no chão;)!!!

Em vez de existir um candeeiro luminoso digno, para a Música Portuguesa florir corretamente nos vossos aposentos da vossa labuta estrutural, onde a nossa comunicação social, devia de ter um dever moral de matriz cultural, por andar sempre a passar os mesmos, cheios de estrangeiros à banda da Europa-Africana e os “Jesss”, os patinhos portugueses, ficam sempre a nadar e ao tio ao tio, e sem rio ... porquê e para quê???

Para passar a vida a perguntar, olhe desculpe Shr Doutor☝️ Sff. posso passar ???

Ora lá de vez em quando existem umas boas alminhas peregrinas, que se dignam a nos dar passagem, dão-nos de beber e lá nos deixam passar para mostrar "a fruta madura" que nos leva a cantar... 🍇

Ou seja: Se abrissem as 'Portas verdadeiramente para as nossas Trovas Portuguesas, que temos a sobrar nos nossos Montes e Baús Culturais do nosso espólio nacional sejam elas, tradicionais, modernas, do Rock do Pop, Alternativas ou Independentes do Mundo, com bom discurso de louvar!!! Seria de fato Mensagem de gente grande,  saber acatar!!!

Ora as vossas Mensagens-Hoje, não passam de gatinhos bebés a miar a toda hora por todos os canais e pelo país inteiro, e se me permitem a expressão, miam todos da mesma maneira, para o mesmo lado, com desgostos de amor de cordel, com um pincel pelo meio, só para a miúdagem perceber!!

Bem podem os doutores, ir para a escola de novo ler a - Mensagem, para ver se aprendem de novo a escrever!!!

Ora, se temos BAÚ e Cultura a dar que um pau, com artistas consagrados que tem um espólio 'Musical de encantar, bem feito, bem criado e inventado devidamente inspirado para 'Português chorar, sem adereço artificial e a pensar naturalmente pelas suas cabecinhas, sem precisar de assistente contratado, virtual ou encomendado para fazer músicas de bom FADO Nacional, neste caso ORIENTAL com maças maduras do nosso 'Pomar!!!

Porque razão consagrados e independentes são deixados em banho Maria sem nenhuma luzinha aberta no quarto, na casa de banho, na sala ou pelo terraço da vizinha albergando a casota do cão??? Pois, pois o gato já *mia!! E não fui eu que o encomendei!!!

Então senhores 'Chefes de Cozinha, que tanto sabem de poesia alimentar, por que raio não trazem também para as vossas bancadas uns sumos naturais que vos alegre o espírito, também para cantar com vocês ao lado, sem ser só *Vizinhos do Alentejo ou os amiguinhos da vossa Rodinha do Ribatejo, com quem tanto gostam de brindar e brincar, e que vieram também pela mão dos vossos compadres que acabaram de os comprar????

Ora podiam sem dúvida dar um melhor sabor ao espírito de Natal do vosso CABAZ NACIONAL!!
E já agora Feliz Natal 🎁!!!!

Em vez de uma Massiva e excessiva passagem internacional, com um ROL cheio de BROS da Europa-Africana em Portugal…

“Nozes 🌰 os 'Portuguesinhos da Silva e espírito de imperial 🍻 que também temos 'Casinhas para cuidar, mereciam melhor recepção do que esta que vocês andam constantemente a pregar.

A História ainda não acabou.

🎙️ É Preciso um Novo Olhar Cultural nas políticas das nossas Rádios que é uma autêntica injustiça de esta devassa internacional, sobre os Artistas Portugueses que andam a tentar nadar no seu rio há tanto tempo e passam a vida a levar bonés!!!

E passo a citar: Sejam consagrados ou independentes.

Estás na classe dos Patinhos contratados por Majors e que sabem nadar, nadas na banheirinha deles, e já gozas!!!

É uma autêntica grafenola de sofrimento amoroso e de olhar pouco esperançoso!!

E os desgostos de amor todos temos Senhores!!

Mas peço desculpa vos dizer, mas parece que todos  miam da mesma maneira, uns mais para cima, outros mais para baixo, mas a comidinha é sempre a mesma, e eu que até gosto de um bom bife do lombo!!!

Daí que as rádios deviam ser mais amigas do seus conterrâneos artistas, porque os locutores de rádio, são verdadeiros 'Mestres de Cozinha sempre com uma faquinha e o queijinho na mão, em *Estado de graça permanente, mas lá por isso não significa que de vez em quando não dessem uma mãozinha aos Artistas que vos apresentam FADO, mesmo que não seja o FADO tradicional da vossa grafenola.  
Ora cá em baixo nos calabouços do Castelo, também se sabe cozinhar e apreciar boas iguarias!!!

Daí que nós os 'Portuguesinhos do Reino de brincar , saltimbancos,  guerreiros, corajosos resistentes, maduros com *Castelo 🏰 respeitadores de todo o Mundo Cultural Português e Universal, e que precisamos de respeito dos nossos pares, para podermos dançar devidamente um Tango Real!!!       E dançou!!! 
Daí que Vossas excelências não percam a compostura à hora de serem *Bons Profissionais!!!

Há tanta gente boa a cantar e a tocar em Portugal, boas trovas de honrar qualquer Destino, e dignificar qualquer Bairro do Amor e vossas Excelências insistem nas vossas novelas de cordel, sendo bons frutos barrados à porta, como se fossem Pecado Nacional e Original, ou seja um fruto proibido 🚫 Aqui não se pode entrar! Só quem eu quero e como eu quiser!!!!

Ora bolas porque tantas Juras de Amor ?? tantas Bruxas dos Trovante??? Tantas Cartas do Tiago que vocês adoram ler... e eu já nem me lembro da letra de cor!! E o Jorge lá de vez em quando aparece para se encostar!!!! tantas pequenas flores pequeninas "entre aspas”, a definhar… por aí neste irreal social  e tudo feito com tanto amor...

Para quê????

Pois vocês vão acumulando o Baú das recordações, a ganhar mofo e desgosto!!!

Como Variações, que também sofreu horrores com as vossas condecorações, quando em vida, não lhe davam um tusto pelo seu coração ♥️!!! Afinal ele era um verdadeiro guerreiro e um bom jogral!!! 

Vocês estão bem é no Mercado do Bulhão !!! A encher a barriga com chouriço, entrecosto, rojões e miudezas de fígado de vaca!!!

Ora o TEMPO é de TIME OUT/

O do Bem Capaz de se fazer a vida pelo seu próprio pé, Honrado, superior à vossa vidinha de advogados do Diabo, pois vossas excelências não vão descansar enquanto não tirarem todas raízes às boas sementes que vos dão boa Sina, de Imaginário Social para as vossas Aventuras de Bairros de Chicos a chorar, sim, sem boa raizes, as boas árvores não crescem mais!!!

Vossas excelências gostam de Novelas de Cordel ???

Pois é que de vez em quando é fixe mudar de canal 😅com o pessoal a copular a toda a hora na televisão sem programas decentes de boa distração, e depois na rádio 📻 !!! como disse antes, ela é no carro, na cama e no chão, não há cu para tanto colchão !!! ninguém pode ouvir musica sem ser a sofrer com os vossos patinhos a nadar?????

E os outros que já passaram para o outro lado, sempre nadaram bem e vos deram bom nome e vossas excelências só de vez em quando se lembram que existem : "Ohh simmm se eu pudesse um dia… libertar a alma através de ti!!! “ ahh me lembrei , não posso mais viver assim! Socorrrooo estou apaixonada não consigo resistir a tanto charme!!!!

Podes crer que posso e consigo resistir ao vosso charme que julgais ser os maiores da cantareira sempre a comer da mesma maneira e sem maneiras à mesa! E porque já me despedi, à minha maneira. 

Mas a verdade é que os  pequeninos que se lixem! Vão à feira do Malhão, comam umas bifanas e já gozam!!!E depois ouvem tudo muito bem o que se ouve lá fora, e os cá de dentro que jogam com o mesmo tipo de fartura... 

!!!! Oh sim. Mas para quê ??? tantos “Pontapés que vossas excelências adoram cantar, mas depois passá-los à hora de jantar, tá quieto;) !!! A vossa nobreza radial vai pelo cano e esquece-se de ser profissional, levas com o resto dos acepipes e já vais com sorte!!!

Ora senhores querem jogar à bola????

Vão ensinar os vossos pequeninos a comer 1º a papa e depois falamos!!!

Porquê é que esta terra está-se nas tintas para os seus de poetas e poetisas galantes, *Galileias com *Caravelas, que vos apresentam boas Trovas da Fonte à frente da Modernidade de toda a gente que mora nesta cidade e que V.EXas insistem em levar-nos todos para o Galheiro, para não dizer galinheiro!!!!!!

E nós aqui no Calabouço do Castelo, com o Zé Povinho, ainda moço, como dita o filme, em desgosto… e tanto que podíamos cantar tão bem em fraternidade durante o almoço !!!

Vais mas é cantar para a tua Terra !!!

Pois … mas a minha terra é esta!!!

E sei também Miar como toda a gente, umas vezes triste, outras vezes contente... ora bolas!!! Vão se lixar l!!!

Em vez de andarem a fazer estas figuras tristes de constantemente nos repudiarem e fecharem a porta à Cultura Portuguesa, cada vez que "NÓS" vós vamos visitar, podiam limpar melhor a cera dos vossos ouvidos e não fazer ouvidos de mercador, como se não soubessem o que se está a passar!!!

… sabem sabem … e mesmo que espreitem pelo canto do olho, acabam por ouvir na mesma pela calada!!!

Daí que senhores de bom cebrolho seria animador e de bom doutor darem um pouco mais de Mimos aos Gatos da vossa Cidade, que muitos andam perdidos nos becos das suas casas, e sem almocinho e sosinhos sem lugar onde morar, quando podiamos ser tão bons amigos e cozinhar juntos uma boa panelada cultural de encantar!!!

Porque depois da quantidade de Paus que vossas excelências das rádios, andam há anos atirar à falta de Amor pela Cultura do vosso país, afinal eu estou aqui e ainda não morri!!!

Daí que seria de bom trato rever os vossos cardápios para dar um Piu mais alto, e interessante às vossas Playlists de Mercado importado, e darem um pouco de mais atenção com bom gosto, ao serviço do vosso povo que também tem direito a ouvir um verdadeiro "Amor à Portuguesa. “

Darem mais Espaço aos Músicos Portugueses Consagrados, vão pescar belos peixes, Trovas Maravilhosas do SEC XX que valem a pena ouvir e embalar o coração dos vossos canais. 

Darem espaço a novos fregueses de bom passo e garfo, o que dignifiquem os pratos de cada Português, quando temos tanta variedade natural de produtos vindos da alma e do coração, e não de uma máquina de produção.

( É Para Amanhã... (continua;) 😉

19/10/25

----------

( Comentário DEZ'25)

"Invento noturno com Tinta negra da China 🐦‍🔥 🇨🇳 e com um pouco de Alecrim 🌾. 

" Gravidade Flamejante🔥

Sinceramente oh C*X-to... sem geração, não vou perder mais tempo com isto... sinceramente estou-me nas tintas para a vossa gramática e pontuações politicamente correctas... apetece mandar toda a gente bugiar... até porque não sei bem o que faço aqui... e porque voltei para este palco de Pilatos... a repetir o mesmo prato, apenas para me lembrar, que terra é esta, que estado tão fino e com tanta nobreza secular ... uma verdadeira praia cheia de palhaços a viver à conta de quem lhes deu nome milenar, e quem a elevou em beleza de espetro cultural e lhe deu estandarte no mundo universal e da ordem divina...    

Levianamente ignorais os passos de qualquer *Pessoa valente do condado que se apresente sem estrado, desprezando a vossa história natural de independentes como se fossem lacaios sem vela, nem glória a correr pelas veias. 

A vossa memória é de fato, pequena e fustigante, não detetais pequenos artefactos que vos aparecem à  frente, pequenas figuras de barro, revelando que ignorais os vossos antigos irmãos de "língua materna, bem caseira e antiga, mas vós achais que sim, que sois verdadeiros intelectuais à antiga Portuguesa, pela vossa dedicação cultural e adoração pelos criativos masculinos com boa janela e garinas tatuadas que são sem dúvida talentosas damas mesmo que às vezes pareçam ter menos beleza aparente que as reais ciganas, e que vos dão argumento para acharem que estão na vanguarda dos tempos dos vivos;) talvez possam estar, sim 😉mas não 💂dos * * * Mortos, ao acharem que têm estatuto superior, só porque acordaram e espreitaram pelo altar, fazendo-vos sentir mais doutores do que os outros, que não sabem destinguir arte_fatos; aristo_gatos e o trigo do joio e das palavras pequeninas falar dos letrados doidos. 

Mas na verdade V. Exas não são mais, do que o simples povo igual a qualquer outro, que pisca tão bem, como qualquer *Agostinho roxo, que goste de andar em becos tortos e se sinta roto por dentro, que ande à solta em humildade de mandamento, sem passeios de guarida nem esquinas protegidas por padrinhos que moram lá em cima, nos pedestais das cozinhas sociais, e que dão saída à comida da feira para todas as vaidades... e realmente para gozar com o pagode, só mesmo saíndo de cena, ficar longe e rezar ao_JC fora de horas;) 🕰️ 

A cultura ancestral pode de fato vos elevar à condição de *sapateiros com credencial, se souberdes ler pelas entrelinhas das peles carpidas do rosto de quem já foi escapelado várias vezes e sofreu horrores para ser iniciado, pois a classe jornalística portuguesa que se dedica à cultura cara, sois pouco humildes na hora de ver caras e corações, dá-vos muito trabalho viajar para subir umas simples escadas, 🪜 pois sentem-se reduzidos à condição de caixeiros viajantes,  quando na verdade V.Exas. andam com pesos pesados às costas, pois fazem questão de carregar mercadodia pesada pois sois verdadeiras enciclopédias ambulantes, gostando muito de ler estranhos ensaios, corintios antigos, e visitar lindas "Bibliotecas de ouro brilhante, para combinar com este couro que vos conto, a bater mais forte do que já foi dito, até porque depois, até se vai tornando um macio manuscrito;) como se tudo junto fizesse parte, de um maldito plano bendito.

As Reformas em *Sânscrito.

Permitam-me dizer da " boca para fora, com este tipo de reação que vós fazeis aos conterrâneos da vossa terra,  um simples " Português ou Portuguesa de gema, digo-vos estais bem enganados com o que ouvem em português arcaico, pois para vocês é igual ao litro, ouvir uma "cigana de cabelo apanhado que vive numa barraca ou uma Princesa de rabo de cavalo 🐴;) que vive num Castelo erudito em bom reino de Bragança...

Desculpem o despiste... mas não era esta a minha intenção, chegar até este delicado destino. 

Mas cada uma vai na sua mesmo, que seja aqui perto.

Vós não dais conta dos trechos sonoros que nos encomendaram para vos entregar... pois se realmente achais que sois excepcionalmente cultos com pedegree intelectual, então aprendai a respeitar quem vos dá pé de dança, e honrar todas as senhoras de todas as cores e mil sóis que vos iluminam o fogo que achais graça 🔥 pois mesmo que " Elas, não pertençam à vossa "Casa sem militância, pertencem a uma linhagem de boa venturança, bem mais antiga que a vossa malandragem... e aí saberão o que é ouvir um " real pregão da manhã, em estado de graça e loucura total... onde a voz não distrai os sentidos, nem o tema que sentis, nos ouvidos. 

Acho que vou voltar a dar uns belos mergulhos pelas" praias do Inferno" para fazer de novo, um exorcismo à alma e à linguagem que me acalma, a vadiagem que rima em contentamento, para testar um novo método de coragem que venha de altar, e atirar-me de novo aos limites de uma "gravidade flamejante" pois até já confundo o dia com a noite, ao escrever fantasias de um *Corpo vidente que vive de aparência feliz e cheia de graça para vender a sua perdiz na outra ponta da cidade, onde existem correntes de ouro e um mercado onde também se vendem bugigangas de lata... e que até esperava aquela  " Alice não fosse assim tão pirata... pois quase que era engolida por um coelho... mas preferia que chegasse à terra de sua majestade, cheia de dinheiro e não cheia de desgosto, para esconder a ferida, e que só chorando a acalmaria, depois de beber um vinho real de boa maresia...

Deveria estar em silêncio e bem fechada no bau das memórias, cheia de insenso e folhas de louro à voar com poesia, para arder em boa queimada de rua, numa bela fogueira da vila, para que a minha e a vossa alma escondida, se queimassem juntas e bem em silêncio para todo o sempre, e já não está aqui quem falou!!!!  

E como se nada fosse, nem nada tivesse acontecido, fica então assim o perfume de um vazio que nunca aconteceu nem teve voz para cantar " Sinos, 🔔 para que eu possa desaparecer de vez, por todas as vezes que fui bem aparecida e também a falar "inglês "numa terra tão ingrata e carente de un Bon_heur,  onde nunca me quis salvar... e que para repetir a sobremesa, só soube dar valor, quando perdeu o vintém que tinha levado toda a vida pendurado no colar, e que afinal até tinha um certo valor, tinha estampada uma gravura de liberdade imperial dos dois lados da face, o espírito de uma alma inteira, e no fundo "Ela até era uma estrangeira adorada por toda a humanidade, ora era senão a Estátua da Liberdade oferecida por uma tal amiga francesa.🗽 

Passou-lhe ao lado por andar distraído com outras figuras de proa, que só recebem como moedas de valor cheias de melhores rodriguilhos de artifício ao cair pelo belo vestido de uma alfaiataria fina, considerando-os melhor que os vestidos de folhos feitos à mão, por uma contureira fina de uma loja de uma outra avenida.  

Afinal há quem ainda honre os "escudos antigos e respeite moedas pequeninas, pois além de passarem fronteiras, em alto valor de coleção, ninguém lá fora tem medo de reconhecer valores. 

Serei feliz dizendo adeus e não deixando "memórias a ninguém, nem a nenhum palhaço triste, que me compreenda neste Mundo fútil e ignóbil brincando às Mensagens,  e que é destinado só a um pequeno " nicho " que gosta de ler pelo caminho, e entende o veredicto dos palavrões e cochichos alucinados, leituras de Miller, Nakagami, ora " Eça diz-me tu qual é a tua peça oh  Vanessa?!! E porque não respeitar uma "Morgadia fria e bem distante de um bom Dinis sempre ausente?

Somos todos personagens presentes,  do mesmo tipo de enredos, inconstantemente em estado emocional decadente, para dar algum encanto ao estado  atual indiferente, para alguém se esconde por detrás de uma lente. 

Tomara que eu soubesse cantar alto desde o meu " pedes e tal e te será dado;) tantas vezes barrada pelo tal canal;)

É que eu queria fazer disto o meu ofício... mas lá está tenho de andar a fingir que sou normal, e trabalhar na lavoura de uma personagem que tenho de inventar para trabalhar em qualquer lugar que aceite uma licenciada num curso de línguas de uma qualquer universidade popular;)

E é isto que me dá o sustento... trabalhar em paralelo e vou despedindo-me por aqui, baixinho, ardendo em fogo lento... com este desalinho quentinho, porque já não sabe por onde arder... 

E só Deus sabe, o que sonho no momento... em frente ao " observador do céu, que sabe falar tão bem quando *Ele, em boa matéria de Picasso, para dar encanto à oração. 

Agora a ouvir mais do "Bom, do Mau e do Vilão. 

Que bem falam os "Observadores... belos galos e galinhas, exímios carcarejantes a falarem bem... 🐓 🐔 até dá gosto ser Português. 

Como será o carácter de um espírito bem-falante como o de Sócrates, o governante? 

Primeira linha de pensamento, orador brilhante, e depois ladrão miserável, contrabandista,  sempre de mala pronta, com chauffeur incluído e disponível para a indecência da engrenagem e para o café do comércio.

Esta noite já chega. 


----- 

Vou esperar beber um café ☕️ e esquecer este disparate de alecrim. 

 

 

 

DEZ'25