Janela Noturna 1: 

A Window into Hypocrisy

Welcome to 'Janela'

Noturna 1 🪟

     "Este País Ama Mal"

DEZ/25 

A space for confronting hypocrisy and celebrating artistic integrity.
This page delves into the often-unspoken realities within intellectual and cultural circles in Portugal, reflecting on the recent passing of Clara Pinto Correia and the brilliance of Rosalia.

Join us as ML-🎋explores challenging themes through her alternative artistic lens.

.*** 

Caravela I / Noturna 

13 DEZ'25

"Por favor... mais um cafezinho na Brasileira  !!!! ☕️

 

                                               💜

 

Uma pequena xícara de café 🍵 entre Presságio... e Plá_gio... "sem o Chato do J_PT a chatear"... pois é um piolho bem comportado que interessa a todos os doutores, que querem aparentar ser poetas, com cultos conhecimentos profetas e que decidiram mostrar que também são criadores. 

Quem afinal bem escreve, sobre estes amores vestidos de negro, rabisca muitas vezes sem saber, o que é que de facto está a falar... onde num clic de plágio repetitivo e sem muito que pensar, consulta mistérios que nunca experimentou,  talvez pelo facto de não saber o que é viver em real calma de solidão onde a tristeza e a alegria existêncial, se misturam diariamente numa só ordem natural criativa, numa livre e espontânea vontade de rir e chorar, algo tão difícil de evitar... o de escrever, criar, recriar ou inventar algo original e que não se consegue conter ou deixar de confessar ... 

Há quem agora o faça a brincar como se afinal a resposta para tudo, fosse simplesmente copiar textos, sem saber pintar um único rabisco original, dentro da sua cabeça natural.  ✍️ 

( Exeptos os " Evaristos ... que gostam também de escrever disto e outros petiscos que comem do bom e do melhor e já agora com uma fumaça do Arco da Praça do Comércio, com um bom café negro expresso, em bom português marchante de menino oculto e travesso e com óculos suspeitos;) 🤓

( Desculpa "Chato... está não é para ti!!! Vai lá limar as tuas unhas para ires dar ao dedo para outro lado ... pois esta máquina já está cá mais deste lado, e eu sinceramente não sei se consegues comer isto!!! )  

“Please… one more little coffee at - Brasileira!!!” ☕️

CANTO I - Presságio 

ORA, está tudo cheio de Pressa para "matar... esta é a verdade da palavra 'Pressá_gio,uma palavrinha de encantar extraído de um poema deste nosso amado e estimado Doutor que sabia o que dizia, como a tal Pomba que recentemente para lá voou, e que também escreveu peças sobre amor...

Ora que venham alguns intelectuais hipócritas falar e elogiar uma mulher brilhante que esteve sempre à frente do seu tempo, e como todos os verdadeiros poetas alquimistas, poetizas e escritores de chama-Graal… 🔥 naturalmente despediram-se já em vida de Portugal há muito tempo, porque este país ama mal os seus "amores.

Os Doutores da pacotilha da cultura portuguesa maioritariamente masculinos, na maioria são hipócritas assassinos, e cultivadores de uma mentalidade retrógrada e conservadora, que insistem em continuar a matar... armados em pistoleiros de western da cultura lusitana como se fossem avançados cavalheiros modernistas, só se for no cabedal que gostam de usar, mas não passam de cowboys sem cripto moedas e andam em carroças ultrapassadas,  Rest_elianos, que não respeitam as Damas que "pensam" com o gênero assumido, pois acham que se " Ela" for vistosa, usar bons perfumes e se parecer com uma flor frágil no deserto, não tem  direito a ter um pensamento alternativo tão livre quanto de um condor, como qualquer bom doutor que saiba voar em espírito de união felina, seja para onde for, e sem heresia no seu sagrado coração. 

Ora isso senhores doutores das navalhas, não é bonito nem de louvar, não respeitarem senhoras de bom vestido negro,  pois é um sinal claro, de que não respeitam amores, e demonstra o nível e o carácter infeliz,  de um ser humano que não tem consciência da sua raiz, e ainda tem muito que crescer para aprender o que está por detrás de uma matriz. 

Mas existem verdadeiros *Mestres da alma portuguesa que sabem ler com profundidade quando abrem cartas, os que fumam o ópio deste tempo e têm a chama divina para detetar uma boa escrita de invento, sem necessidade de ir "Chatear o preto, para todo serviço expresso, quando não sabem como dizer, o que querem ou vão dizer.

Se frequentassem um convento de sofrimento, já saberiam...

Monumentos, regozijam-se com pessoas que são malditas, mas de fato erudito, cultas, bem_ditas e bem formadas com bom coração.

São normalmente loucas, interditas e pouco compreendidas por uma sociedade com mentalidades retrogradas, fustigadas e cansadas, aflitas sem saber o que vão ler a seguir...  de índole superficial, que ainda não morreram em vida e infelizmente só vivem para o presente da carne e das iguarias que existem à superfície da terra. 

Não sabem ter modos profundos. 

Pessoas banais que não têm cinzas nem cristais no corpo, só lhes interessa as desgraças dos outros e as delícias carnais. Como se isso fosse importante para um morto, que já não ouve, nem fala português-maltês nem inglês-burguês;) 

Que gente portuguesa tão despeitada, ora atira pedras a matar, quando aponta ou ignora, ora chora que se farta, por uma morta que em vida só souberam desprezar, e agora morta em corpo morto ardente, glorificam a sua alma e o espírito que não souberam respeitar, tamanha é a Hipocrisia desta terra, pois alguns que agora a elevam pelo *Altar,  fizeram parte da tal matilha, que sempre a quis matar !! 

E que gente é esta *Agora??? Homens e mulheres ? 

Que criaturas nefastas são estas que andam a pairar pelas avenidas novas desta hipocrisia secular ??? 

Eu digo-vos: Isto é um mar de palha de gente hipócrita que não sabe nadar, nem tem respeito pelos outros e muito menos pelos poetas mortos, que choram pelo deserto e de peito aberto.

Pois... sim, agora qualquer um pode fazer-ser passar  por .*Gato-Escudeiro, escrever letrinhas e fazer sonetos como *Chatos autómatos a delirar??? Vão-se mas é catar!!! 🇶🇦 

Verdadeiros plagiadores de espíritos a brincar!!!! Tenham juízo e saibam ler e ver as diferenças... não há nada que enganar!!!

Pois não tem graça plagiar gente que sofreu horrores para escrever com *Alma, as iguarias que agora vos servem as graças. 

A próxima geração então, vai ser de arrasar!!! 😅Salve-se quem puder! A mi Plin!!! Yo duermo en PIKOLIN!!!!;)

Mas ponham-se em guarda, porque que se nota bem na fachada, as palavrinhas de origem virtual;) bem encomendadas e plagiadas!!!

É sem dúvida um grande instrumento artificial, bestial!!! Um memorial enciclopédico com uma biblioteca artificial acessível a todos os carolas de casca grossa que gostam de modas rascas que nem varinas de avental de cozinha a comentar a vida dos outros e depois vestem-se de folhos para cantar ao ouvido, a canção do bandido armados em finos... e que são muito conhecedores da poesia de Quental. Pode sim tirar o cavalinho da chuva e virar a folha, porque naquela, só entram Anteros e quem Deus quiser, o resto está tudo interditado. Sorry, não fui eu que ditei o ditado. 

Mas depois também servem os inteligentes de casca fina, que gostam de boa cultura de cozinha, que adoram fazer vista grossa quando não lhes interessa a petinga, quando percebem que a sua moral, afinal também patina... e que alguém lhes ensina, que no fundo todos somos altos mandatários da língua viperina portuguesa, bons poetas gladiadores e doutores que sabem exorcizar as suas dores no salve-se quem puder às 7.00 da matina quando canta o Galo na ravina. 
Que lindos Galos 🐓 que nós somos, todos juntos a cantar...

E  já agora, todos são jovem madrugadores e artistas cronistas que adoram dar nas vistas quando ninguém está a ver;) para escrever sobre as maravilhas do mundo social desta nação universal. 

Tal como eu, nestes 40º à sombra!!! 😅E Chiça penico, que me esqueci do raio do abanico!!!🏺🪭😁 ... e com uma plateia de 3 gatos pingados que se riem pela calada por cima da fronha, ninguém se importa que alguém esteja vestido de ornato só para distrair frangos insubordinados que dão à  costa,  para ler as cartas da Josefina, que escreveu na cozinha, pois se de facto não fossem estas fdp das insônias que pairam por aqui num acto de sobrevivência oculta... já estaria a dormir que nem uma sonâmbula maldita, que acorda quando quer acabar a sua escrita...  mas finge que nada sente, sem ser os desejos de ir dormir profundamente para a sua caminha com gatos aos pés, e é que me cansa andar sempre a insultar, pois mesmo que seja a brincar, são sempre os mesmos, os dirigentes dos canais nacionais de transmissão cultural que promovem tudo o que é estrangeiro a torto e a direito, Afro-Americanos, Angolanos, Cabo Verde, pacotes de bonecas enlatadas para estrangeiro apreciar, encapuzados de Majors nacionais e claro todos os internacionais de discoteca etc... e depois outras Morgadinhas ou Damas Portuguesas, com muitas certezas, e que não façam parte do lobby de suas magestades, são deixadas ao relento, para o vento as levar... ou seja , vão à merda que sempre foi uma moda de encantar!!! pois nem uma modinha de retalho, passam na mesa de mistura dos tabernáculos infernais dos senhores feudais, armados em grandes generais culturais sempre a pôr os mesmos ratos no mesmo saco... e que só sabem dar presentes iguais!!!                

Desculpem mas V.Exas podiam ir dar a outra Costa,  não são nada originais 😅 Sim porque vós, não sois de certeza o paraíso de ninguém que tenha boa viola, como antigamente, mas sinceramente, isso já me é indiferente. 

Adorava não ter de escrever ✍️ de ter uma profissão  que não tivesse esta missão de bater o couro com o coração, com espírito de oração, como se tivesse sempre alguém aqui no confessionário a segredar-me ao ouvido, e constantemente a espicaçar!!!

: Vai... bate o couro aos gajos que são indisciplinados e pouco educados, pois não é só contigo que eles são frios e hipócritas, que não respeitam a tua nação ...

Mas eu digo: há uns que respeitam... sim senhor!!! e elas ? Não sei por onde elas andam ... as gajas simplesmente não escrevem ou escrevem mal ou não têm cargo para o fazer ou mandar fazer??? Ninguém anuncia artistas femininos sem revista atrelada, que gravam discos de trovas nacionais quando já estão acima dos 40 ?! Ora bolas anunciam os artistas masculinos acima dos (...) rapazes e raparigas das modinhas...

Ok... que hei-de fazer... talvez escrever!!! 😁

É que este corvo 🐦‍⬛ não me larga um segundo l!! 

Então ... continuando... eles são coristas plagiando à sombra dos outros, patetando com mentes consagradas registadas em cópia privada não plagiada!!!!!

E agora o estilo do fato, é discutido por ridículas e tontas cabeças, à volta de uma fogueira sem chama de palco negro, com muitos "Chatos de Antoine J_PT, a conversarem sobre a vida dos outros, fazendo as delícias das Senhoras e dos Senhores hipócritas da Cultura brejeira e indecente da Sociedade Culturo_ Rural Portuguesa. What a Mess!!! 

Mas que grande *Alegrias tem esta Casa Portuguesa!!!!

***

Ora este prato é inventado. Não é emprestado.

Não foi só ao forno com  e entre_ os costados , como também foi ao lume com uma peça mal plagiada, cantada e mal copiada, pois o chato do Antoine, não me deixa mentir... acho-lhe graça por me querer tirar as palavras do que eu realmente quero dizer e ainda por cima, ainda quer discutir!!!
Se fosse também a M*da fazia bem!!                           *
Mas eu digo-lhe: Alguém aqui está a mentir!!!
E tu estás mas é caladinho e só falas quando eu disser!!! Quem manda aqui sou eu!!! ;) 😁

Ao menos este respeita-me e fala comigo, põe-se a discutir ideias sobre coisas  que eu acredito... Mas agora aqueles da moca, que adoram atravessar o rio ... ficam calados que nem ratos!!!
Podem ir tirar os vossos macacos dos vossos buracos, e também os alecrins aos molhos dos vossos olhos ... pelos vistos, têm jeito para isso !! 

Isto é só para gajos e gajas porreiras, devidamente raras e insatisfeitas ( não, nao é disso que estou a falar... lá está esta mentalidade portuguesa, fraca e a cair na desgraça para a pornografia barata!!

Vão mas é estudar em *Barda!!! Que lá é que se estuda bem e melhor e ao menos, tiram-se cursos mais bem servidos, com bons vestidos, com bom gosto e rigor!!! O estilista-mor, lá sabe e já o disse;)😁

Desculpem mas já não se encontra poesia em actos únicos de audácia há muito tempo,  e é que às vezes,  são loucuras que a gente abraça e tem mesmo de o fazer, como se tivéssemos sempre asas abertas e voássemos até ao infinito, com uma grande panca na cabeça onde já ninguém se espanta!!

E é porque sim... porque simplesmente podemos voar... sem ninguém nos agarrar...  no entanto, em vez de nos respeitarem por voarmos demais, querem nos matar com as indiferenças e as ausências das suas obrigações e responsabilidades profissionais,  para que não cumpramos a nossa missão solicitada à nascença...

Mas além de Hipocrisia também existe falta de Respeito!

Pelo simples fato de que não temos " o corpo" tradicional d'alguém-negreiro, que eles gostariam de ver ou que estavam à espera de ouvir cantar... sobre as liturgias que se cantam à antiga portuguesa!! 

Ora se fossem bugiar!!!!!

Pois não. Não sou assim como pensais. Sou isto, sou aquilo e sou o que me apetecer no momento.
Sou de todas as cores e o que Deus quiser!!!


Não quero alpiste. Quero apenas gozar o prato de pensar que passaste por aqui e que me viste!!!
E achas que me viste?!! Desculpa, já não sei para onde fui!!! 

Esta " ALMA NOSSA de PESSOA" única, original, e que veio diretamente de GOA, é sim diferente e infelizmente tem os dias contados... só mesmo sobreviverá num nicho apertado,  integrado e frustado por tanto vazio proliferado. 

Vai ser difícil reconhecer o grau aparente do Shr Presidente, pois seguramente como toda a gente deveria saber, subir os degraus da sua casa humildemente, é sinal de magistratura decente 🏯.

Há quem ainda brinque no pátio das cantigas e faça troça de toda a gente ao olhar pelo sebrolho o que devia respeitar com os dois olhos, sem se aperceber que já não estamos na mentalidade do antigamente...

Esta ideia de sermos todos irreverentes e valentes, é uma utopia indecente, pois nem todas as pessoas são livres e emocionalmente independentes, para conseguirem viver intensamente e dificilmente sabem viver como se cada dia fosse o último e sempre diferente...

Sendo que as mulheres neste país que se dedicam à Cultura, sem serem garotas, que não se rendem ao corriqueiro atraso mental dos hipocritas de hoje,   •Elas são castigadas logo à nascença por terem nascido " Elas,  e por levarem consigo dentro,  um🌞sol encadescente.  

Peço desculpa mas gostava de estar ao lado daqueles que gostam de mandar toda a gente à merda, quando tudo vai mal, como mandar à merda a todos os presentes que acham graça, receber este presente de Natal e que é de graça. 🎁 🎅:

Um Poeminha de Fernando Pessoa chamado "Presságio" deste verdadeiro Cavaleiro Doutor das Índias e Poeta Maior, que não sabia o que dizia, quando não falava de Amor ...

Aquele que sentimos que está prestes acontecer ou que sentimos que poderia ser para toda a vida e não o podemos dizer, nem o sabemos contar, nem sequer o conseguimos conter, nem deixar de confessar...

Se calhar tem haver com aquele puto do Marquês ou o menino Jesus que Deus quis e a Senhora fez, e que espreita pela janela, daquela Igreja, que ele nunca quis lá entrar, pela opulência e a hipocrisia dos corredores dos seus lavradores, com dúbios passos interiores e provavelmente todos eles, sabem bem do que estou a falar. 

Gente boa existe sim, independentemente das suas crenças e louvores, dos graus académicos, das suas desgraças e horrores, pessoas com fado brilhante de gente corajosa que tem fé na tez, com um estandarte superior e na sua chama interior, sabe ser feliz aos 4 ventos, cantar e dançar,  em qualquer lugar dos mandamentos, carregando com humildade os seus amores, cruzes e dores, como a maravilhosa falecida Clara P.C, mulher independente e valente, armada de mente brilhante, que já vos mandou à merda várias vezes e por correio azul, e por diversas ocasiões em várias conferências e confraternizaçoes, e agora depois de glorificada, também sendo ainda enxovalhada por uma data de canalhas sem *limões nos seus varões, e desculpem a asneirada, mas também vos mandaria F*der e à merda e de certeza que não ficaria dito nem escrito para depois!!! 

Como a bela Rosália que terá com certeza os seus limões bem guardados debaixo da sua saia e num sítio secreto, altamente talentosa e inteligente, de uma candura íntimidante e belamente flamejante, que ninguém estava à espera, nem habituado a esta singela postura… de destribuir Rosas de graça, por tudo o que é sítio no estrelato mundial, com uma "panela de pressão sempre a fumegar, cheia de iguarias e sabores com perfumes e aromas de mil flores, que os ouvintes mais adultos e exigentes, não estavam habituados a provar... 

Daí que iluminou meio Universo com tanta candura e doçura, e afinal não passa ainda de uma garota dos seus 30 e picos,  8 e coisa 9 e tal;)

Vão pesquisar a chalaça;) 😁

Bem Hajam as Claras deste mundo e as Rosalías dos Rosarios mais profundos, seres femininos e maravilhosas, encantadas e emancipadas, livres de espírito ao caminhar, para se entregarem plenamente ao amor e à vida com alegria e com respeito ao *Criador:) 

As suas mentes são sim exemplos de mulheres diferentes e inteligentes que sabem dançar sem rodeios nem precedentes e sabem reconhecer falsos pretendentes e pessoas que não são de confiar.

Portugal deveria respeitar as suas "Pessoas,  cada canto do seu despertar, porque a "Morte pode chegar a qualquer momento no nosso andar...  

Depois não digam que eu não avisei!!!
não venham dizer, esses do "Sistema, onde os anjos se misturam com os  todos os Diabos sem Cruz e com esses " Diabinhos pendurados e disfarçados de meninos Jesuzes, Credo!!! Cruzes canhoto!!! Não há *Cruz para tanto desgosto!! 

Cheguem para lá as vosssas *aves_truzes,  sem Portas Reais, dignos de afetos sinceros... podem receber o seu TRUZ à vontade e abrir as vossas portinha sem Rosas Cruzes, cheias de espinhos e penas falsas🪶 em barda e sem respeito... salvam-se os que moram nos jardins dos "Amores Perfeitos ", e os que abusam de serem humildemente imperfeitos. 

Não vos reconheço glória ou encanto de boa pena 🪶 nem nenhuma real poesia, que encaixe numa feliz quarentena, simplesmente porque não sabeis sofrer, mesmo quando achais que expressais versos de DO.

Podem todos ir à merda; lobby, sistema ou indústria da música Portuguesa sem digna missão de cisterna, que tenha 2 palmos de testa para sentir o 3.º na palma da festa,  os que nos olham de esguelha como se fôssemos raridades de algum motim... quando na verdade,  somos só *Mandatários de cetim. 

E vós os escrivães de cigarrilha negra... chorando à desgarrada pelos cantos, não me interessa os vossos olhos, desgostos, nem livros de bolso...

"Que bom ter um livro para ler e não o fazer...!!!

Vão aprender a sofrer!!! 

São como as vossas ausentes críticas ou simplesmente breves anunciações, de que alguém que faz cultura, está de passagem,  assim como as vossas ausentes passagens de rádio, entrevistas fantasmas nos vossos quarteis de cristal, reacionários e falsos!!!

Que belos alternativos vocês me saíram com a mania que são doutores de boas gavetas e com grandes escrivaninhas... realmente tem jeito para serem decoradores dos vossos diretores... ou dos vossos escritórios sem louvores de bom Baco pois;)

Mas  V.Exas também saíram do deserto... pois a maioria, são só camelos que se passeiam pela avenida sem no fundo ter escrito nada de jeito que faça fumo branco no Mosteiro ou alguma obra com teor fúnebre, mas depois até acham graça,  ir de vez em quando espreitar, pelo convento de Alpiarça, as orações e versos da Maria Al_bertina que gosta de concertina, pois beber um pouquinho da fonte das águas de Março, sabe bem e até ensina;) 

Ora a maioria dos intelectuais de cena da cultura portuguesa deste sistema altamente viciado,  estão-se nas tintas para quem chega à praça ou ao bairro da Mouraria com novas alegrias, pois se não corresponder as altas patentes das vossas produções alter_nativas, de egos independentes com uma discoteca que lhes dá o veneno perfeito , para ser um letrado formatado para ser sério e com uma  dor mistério para se sentir magoado e abençoado por dentro, sabendo ouvir qualquer verso negro de um batel, que não o negro do costume. 

Mais vale irem ouvir vendedoras de rua e das Flores, rameiras e artistas de feira!!! Estão sim mais bem servidos!!! Pois ouvir cantadeiras com brasão,  com uma malinha de cartão, a vender bolinhas de Berlim pela rua do Alecrim, a rir que nem uma perdida, a gozar com o prato da despedida, uma sobremesa que não é para todos que gostam de pudim chinês) 🍮 pois nem todos acham graça descobrir uma *Matrioska no meio do deserto 🌵 sem beber 1.º uma boa Kaipiroska;) 😁 pois mas com absinto, seria demasiado sucinto, para uma complexa viagem, cheia de tantas mensagens sem destino real.

São simples *Miragens de enlouquecer, por isso é melhor não beber;) 🚱😁

Daí que Bem hajam os que abrem as portinhas, para o " Povo dançar" 🕺 pois o "Zé Povinho bem precisa de animação de rua e melodias com rimas de encantar...

Ora os reais genuínos já estão a desaparecer... como alguns e algumas damas de bela raça matreira, as  *Damas com boas carapaças privadas para a vida inteira,  que honram bem a família da sua casa e que felizmente cumprem honradamente com o seu dever:

Estes e estas peregrinas em vida, dão tudo o que têm e o que são, para gerar uma boa vindima, os que têm sentimentos genuínos de alfaiates e ouvidos alfacinhas, informam devidamente o povo com opiniões vindas de um lugar de ouro, um coração bom e maduro, honrando a ética profissional da sua oficina, sabendo distinguir verdadeiras prestações artísticas, das falsas modinhas a crescer, modelos de corridinho colorido só para inglês ver, sempre a querer-se vender e a comercializar pelos costados de toda a gente, ou seja, seja de que forma for.

Os bons profissionais sabem exercer e  transmitir, sem dizer: 

*Esta pode não ser uma modinha da minha praia, mas reconheço que esta tonta morgadinha, até que sabe cantar umas modinhas roxas, não soa mal neste discurso de perpétuo carnaval fúnebre, provavelmente os mais "engraçados" acharão graça e não a levarão a mal, encaixar a carapaça;) . Que me perdoem os audazes e os amigos do Deserto que gostam de ler e viajar. 🌵

Sim este currículo tem um espírito bastante urbano, e tradicional à vez, tem erros e enganos, muitos de certo no seu historial.

Ausências prolongadas, muitas e afinal para quê ? Para vir fazer figura de ursa para o Quintal de uma Adega ?

Depois de uns bons copos de vinho espiritual, tem música para dar e vender e também é empresarial, bem tocada por bons e talentosos profissionais de boa alma original e nacional. Humana!!! meus caros agricultores da vindima cultural. 

E afinal porque se envolveriam pessoas de bom andar com uma " ciganita de rua, que não tem nada de especial, nem qualquer histórico de valor profissional, nem conteúdo para passar por alguma estação comercial que valha a pena e que seja de venda nacional ? Que raio de voz é esta afinal, que vem do fundo das masmorras de um Castelo criado em Serra de Aires??? 

Pois então como o habitual e convencional procedimento do estigma português deste canal " mal frequentado" de gente fina e intro_vestida, de que o que já está morto é que é bom, é de "facto, um caso sério, intrigante e de mistério, vá se lá saber o que passou pela cabeça desses loucos viajantes... isto já é muito antigo e rabiscado!! Ide pesquisar ao passado;)  

Mas não vale a pena perderem tempo com o que já ficou registado, e eu também me engano, pois já estou mortinha da Silva há muito tempo, e ninguém ainda tinha dado por isso... ou talvez sim, e agora ainda haja quem o queira negar, porque que afinal, até dançou bem!!!

Mas também caros amigos... estou-me a "borrifar com a água do meu ferro de engomar... para as vossas dúvidas existenciais!!! Cada um come o prato que merece e que semeou na sua cidade. 

Isto é; viver com estes  "CEM ANOS de SOLIDÃO " é f*dido e até já podiam estar escritos, mas também ninguém ousaria dizer,  que não foram escritos por alguém que já estava morto, mas quem o diria, senão afinal, o próprio morto que em vida renascida, o resgatou ;) 

Daí que não me venham vender mais peixe à Ribeira.

Dispenso a vossa forma de olhar para uma "Natureza Morta" porque ela nunca foi uma *Beleza das vossas hortaliças mas sim foi um *Personagem real, que morreu há muito tempo... numa história qualquer nacional... e era isso que vocês tanto queriam, não era ???! Sangue severo... e bem vermelho a escorrer pelas avenidas, mas dessa luta ficam livres, podem lutar com o tal guerreiro oriental, que ainda tem muita carninha boa para vos dar... por aqui só há legumes  e bolinhas de Berlim... 

Daí que seria uma festa à antiga, se uma mortinha da Silva vos surpreendesse a retina!!! Com uma voz de arrebatar alminhas santas de todas as cozinhas, como uma Dona Hermínia ou uma Rainha Amália, ressuscitada, na voz de um pássaro traquinas, silvestre e bem morto pelas colinas...

Lamento mas cantar como uma Rainha e em fado presente, só existe uma, *Ela e mais nenhuma, as outras são flores de alecrim que nasceram do seu jardim, e que de alguma forma fazem-na recordar quando cantam com a voz que tanto gostariam de ter,   pois existe qualquer coisa de estranha por aí a soar, que qualquer um de nós consegue sentir e ouvir, bem pertinho da Penha de França... basta sentar no Museu e ouvir o silêncio que nos doeu. 

Mas estejam tranquilos, tudo isto é fado imaginado, nada disto é real;) todos somos portugueses com sonhos de verdade. Ninguém vai aparecer... a não ser a brincar, pelas lendas antigas que tanto gostamos de ler e lembrar.  

Daí que continuem com a vossa vidinha, e não se preocupem, ninguém chegou para vos assustar;)

É uma Pipi de meias altas que adora arrufar, quando não tem mais nada de fazer:) pois aquela "garota que gosta de brincar e não sabe cantar, sabe fingir bem que é uma tonta de Alcácer Quibir, e vai-vos então ainda mais alegrar!!!! 😅

Daí que, o meu tempo de Antena preferido, é a deslizar pelas ruas da amargura da nossa bela cidade de Lisboa, num bom carrinho de rolamentos... e especialmente para os de "Ti ó Cidade", os do além do Tejo, Cantadeiras e lavradeiras, e aos que se acham que são Reis da Cantareira, quando ouvem "Modinhas ao luar que nos fazem chorar... 

Ora esta é uma modinha africana de gente boa e com bela vela de esperança: 

*Quiribi, quiribi macaca quer é *Buaaaa;) quer é buaaaa ""

E buouuuuu lá para cima!!! e bem para longe do seu Reino de brincar!!

Daí que aquela personagem de inventar... ficou bem lá para cima, na terra dos *Sonhadores, os que chegam à Lua a levitar antes de todos acordarem,  pois lá também é terra de bons *Senhores e Senhoras ;)

Daí que esta vizinha, está muito bem instalada com o seu Helmet lunar, e em corpo presente;)

Sempre com a alminha a delirar, que afinal teve um sonho F*dido de encantar e quis acordar... 

Ora fica para amanhã... mais um Cafézinho na Brasileira, com um cubito de açúcar refinado, mas_bem cavado, para um bom despertar;) e já agora, tragam um bom negrito enrolado, para fumegar ao longo deste largo e pela vida inteira;)

☕️🚬✨✍️ 

( Só para *Mártires da Pátria;) 

13/12/25

Respect for Art: A Necessary Intervention

 

Artists deserve respect for their craft and the meaningful impact they create through their work. *Janela Noturna 1* emphasizes the importance of valuing artistic contributions and providing a platform for diverse voices.

ML-🎋 passionately advocates for artistic freedom, and encourages audience, to engage critically with the realities portrayed through art.  

 

 

 

Discover The Real Reality